Curiosidades sobre cogumelos: Descubra 9 curiosidades sobre Shimeji, Shitake e muito mais

0
1052

Existem muitas curiosidades sobre cogumelos. Inclusive, eles são considerados superalimentos e, por conta das suas propriedades nutricionais, são constantemente estudados pela ciência

Portanto, diversas pesquisas já foram realizadas e outras ainda estão em andamento para desvendar os benefícios dos cogumelos. Afinal de contas, é um alimento que causa curiosidade, não é mesmo?

Sendo assim, vem com a gente conhecer algumas curiosidades sobre cogumelos, shimeji, shitake e muitos outros, que já foram desvendadas. Acompanhe!

Curiosidades sobre cogumelos

São fontes de vitamina D

Shitake, Paris e Shimeji são considerados os cogumelos mais ricos em vitamina D, uma vitamina essencial para a absorção de cálcio, fortalecimento do sistema imunológico e até mesmo para o bom humor. 

Inclusive, curiosamente estudos sugerem que expor os cogumelos à luz solar pode aumentar ainda mais a quantidade de vitamina D presente neles.

Segundo uma pesquisa apresentada no Encontro da Sociedade Americana de Bioquímica e Microbiologia, os cogumelos têm a capacidade de converter a luz ultravioleta em vitamina D.

Curiosidades sobre cogumelos: Cogumelos são fungos

Diferente do que muitas pessoas acreditam, os cogumelos não são classificados como vegetais. Uma das principais curiosidades sobre cogumelos é que eles são fungos.

Assim, pertencem ao reino Fungi, o reino dos fungos. Só para se ter uma ideia, estima-se que existam entre 2,2 e 3,8 milhões de espécies de fungos no mundo. 

Curiosidades sobre cogumelos: Nem todos cogumelos são comestíveis 

É importante ressaltar que nem todos os cogumelos são adequados para o consumo humano, devido ao seu sabor desagradável, odor indesejado ou potencialmente psicoativo e venenoso. 

Portanto, é recomendado consumir apenas cogumelos cultivados, que passaram por seleção e são considerados seguros para o consumo.

Curiosidades sobre cogumelos: Só devem ser lavados quando forem ser utilizados

Durante o processo de preparação, é importante lavar os cogumelos em água corrente e em seguida secá-los com um guardanapo de algodão ou papel toalha.

Assim, é recomendado higienizá-los apenas no momento em que forem utilizados, pois são delicados e podem escurecer ou ficar pegajosos se armazenados enquanto ainda estiverem úmidos.

Contém cerca de 90% de água

Os cogumelos se desenvolvem em locais com alta umidade, podendo crescer no solo, em árvores e até mesmo em resíduos de café. Logo, isso faz com que eles possuam cerca de 90% de água.

Além de conterem uma grande quantidade de água, os cogumelos também são ricos em minerais e antioxidantes, fornecendo benefícios adicionais à saúde quando consumidos.

Curiosidades sobre cogumelos: Champignon é o cogumelo mais consumido no Brasil

Uma das curiosidades sobre cogumelos é que o tipo champignon é o mais consumido no Brasil.

Então, ele apresenta uma variedade de tamanhos e estágios de maturação, sendo o botão a forma mais comum. 

Além disso, possui uma cor branca característica e pode ser consumido tanto cru quanto cozido. 

Seu sabor é suave e levemente adocicado, enquanto sua textura é crocante quando consumido cru e macia quando cozido. 

Assim, o Champignon é versátil e pode ser utilizado em diversas preparações, como:

  • Assados;
  • Cozidos;
  • Sopas;
  • Omeletes e muito mais.

Shimeji e do Hiratak estão sendo consumidos cada vez mais

O consumo do Shimeji e do Hiratake tem experimentado um aumento no Brasil nos últimos dez anos, impulsionado pelo reconhecimento de seu valor na gastronomia. 

No entanto, a maioria da população brasileira ainda desconhece suas propriedades culinárias. 

Além disso, apesar desse crescimento, o consumo ainda é relativamente baixo, e a oferta desses cogumelos é limitada, o que proporciona um mercado favorável para os produtores.

Curiosidades sobre cogumelos: Existem cogumelos alucinógenos 

Certas espécies de cogumelos contêm compostos psicoativos, como a psilocibina, que podem causar alucinações e efeitos psicodélicos. 

Então, esses cogumelos são utilizados culturalmente em rituais e práticas espirituais em algumas comunidades.

Além disso, algumas espécies de cogumelos têm a capacidade de produzir luz através de um processo chamado bioluminescência. 

Essa característica intrigante torna os cogumelos bioluminescentes uma visão mágica durante a noite em florestas e áreas úmidas.

A embalagem do cogumelo não pode ter excesso de umidade

Dentro da embalagem do cogumelo, não deve haver umidade excessiva ou sinais de deterioração, como aparência melada, escurecimento ou aspecto estragado. 

No caso dos cogumelos Champignon e Portobello, é comum encontrar pequenos resíduos de terra, pois fazem parte do processo de cultivo. 

Então, esses resíduos podem ser facilmente removidos antes do preparo e consumo.

No mais, ao comprar cogumelos, é importante verificar se estão em bom estado, sem danos físicos, e se apresentam uma aparência fresca. Além disso, verifique a data de validade antes da compra.

Os cogumelos são nutritivos, saborosos e tem poucas calorias. Então, que tal começar a prepará-los nas suas receitas? 

Leia também:

Conheça o Receitas no Prato!

Seleção de dicas e receitas vegetarianas. Veja aqui!

Substituir a proteína: 7 Alimentos para substituir a carne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui