Como substituir o ovo em suas receitas: 5 dicas práticas e deliciosas

0
1099

Quem segue uma alimentação vegana sempre precisa fazer substituições na hora de preparar os seus pratos, não é mesmo? Por isso, é natural que se queira aprender como substituir o ovo em suas receitas!

Então, em um primeiro momento, pode parecer difícil fazer essa substituição, mas a realidade é bem mais simples do que você imagina. Isso porque, existem diversos ingredientes que podem ser adicionados no lugar dos ovos.

Portanto, hoje você vai aprender como substituir o ovo em suas receitas, optando por ingredientes de origem vegetal. Acompanhe a seguir e descubra mais sobre!

como substituir o ovo em suas receitas

Como substituir o ovo em suas receitas? Chia

Para substituir o ovo em receitas que o objetivo do ingrediente é dar liga, a chia é uma opção ideal. Ela pode ser usada para preparação de:

  • Panquecas;
  • Waffles;
  • Pães;
  • Bolos. 

Para isso, você só precisa preparar uma mistura com uma colher de sopa de sementes de chia para cada três colheres de sopa de água. 

Então, deixe essa mistura de molho por aproximadamente 15 minutos. Esse é o tempo que as sementes de chia formam uma consistência semelhante a uma gelatina. 

Portanto, essa combinação se torna um substituto perfeito para o ovo, proporcionando a liga necessária para a sua receita.

Como substituir o ovo em suas receitas? Purê de maçã ou purê de banana

Uma maneira simples de substituir um ovo em receitas é preparar um purê de maçã. Portanto, basta cozinhar a maçã, processá-la até obter uma consistência suave e pronto.

Então, para fazer essa substituição, utilize ¼ de xícara desse purê de maçã. Essa quantidade corresponde a um ovo.

Assim, o purê de maçã pode ser usado como substituto em receitas que necessitam da umidade proporcionada pelo ovo.

Além desse ingrediente, o purê de massa é outra maneira de substituir o ovo em suas receitas. Para tal, você deve apenas amassar uma banana bem madura.

Desse modo, ½ xícara dessa banana amassada servirá como substituto de um ovo.

Todavia, é importante mencionar que o sabor da banana pode se destacar na preparação final.

Portanto, essa substituição é ideal para receitas, em que o sabor da banana não seja um problema, como biscoitos e panquecas, por exemplo.

Linhaça

A linhaça é um ingrediente muito utilizado como substituto para ovos.  Por isso, a mistura de linhaça para essa finalidade é conhecida como “ovo de vegano” ou “ovo de linhaça” 

Logo, nesse caso, você pode utilizar a linhaça na forma de sementes inteiras ou moídas. Porém, a mais indicada é a linhaça dourada moída.

Assim, para fazer essa substituição, basta que você:

  • Comece misturando 1 colher de sopa de linhaça com 3 colheres de sopa de água em temperatura ambiente;
  • Em seguida, reserve a mistura por cerca de 5 minutos, até que adquira uma consistência semelhante à de um ovo e pronto.

Por fim, essa porção de linhaça com água pode ser utilizada como substituto de um ovo na receita.

Como substituir o ovo em suas receitas? Pasta de amendoim

A pasta de amendoim é uma ótima opção para substituir ovos em receitas de bolo, pois possui uma consistência cremosa. Além de ser rica em proteínas. 

Portanto, a pasta de amendoim ajuda a fornecer uma excelente liga entre os ingredientes e mantém a massa do bolo úmida o suficiente.

Logo, para substituir um ovo por pasta de amendoim, você pode seguir a seguinte proporção: 

  • 3 colheres de sopa de pasta de amendoim representa um ovo na receita. 

Então, essa proporção permitirá que seu bolo ou massa saia como desejado. Além de adicionar um toque delicioso de amendoim à preparação.

Vale dizer que se você não tiver pasta de amendoim em casa, é possível usar pasta de caju ou amêndoa.

Como substituir o ovo em suas receitas? Farinha de grão-de-bico

Por fim, a nossa última dica de como substituir o ovo em suas receitas é usar a farinha de grão-de-bico.

Essa alternativa é ótima para dar liga para alguns pratos, como hambúrgueres e bolinhos, por exemplo. Inclusive, é uma opção vegana excelente e saborosa.

Para tal, você só precisa bater no liquidificador um copo americano de farinha de grão-de-bico com água. Pronto, você terá o substituto perfeito para os ovos da sua receita.

Viu como substituir o ovo em suas receitas é bem mais simples do que você imaginava? Todas essas alternativas funcionam e são veganas. Então, pode fazer a substituição sem medo!

Leia também:

Conheça o Receitas no Prato!

Dicas e receitas veganas para incrementar o seu cardápio.

Vegano: O que é, motivações, alimentação e dicas incríveis sobre esse estilo de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui