Rótulos das embalagens dos alimentos: Guia descomplicado de como interpretar e ter uma vida equilibrada

0
1058

Você costuma verificar os rótulos das embalagens dos alimentos antes de comprá-los? Então, é importante destacar que as embalagens contêm uma variedade de informações valiosas que podem ajudar a determinar se esses produtos são saudáveis ou não. 

Nela você encontra desde o prazo de validade do item até a composição do produto, o que é relevante para quem se preocupa com a alimentação. 

Portanto, é recomendável estar atento a esses detalhes ao fazer suas compras. Sendo assim, que tal aprender a como interpretar os rótulos das embalagens dos alimentos? Abaixo explicamos tudo. Veja!

rótulos das embalagens dos alimentos

Informação nutricional

As informações sobre os nutrientes e os valores diários recomendados de consumo devem ser apresentados em formato de tabela ou lista no rótulo do alimento. 

Dessa forma, é possível ter conhecimento sobre a porcentagem de cada nutriente que está sendo consumido em uma porção específica. 

Os produtos que possuem altas proporções de gorduras saturadas, gorduras trans, sódio e açúcares devem exibir essas informações na embalagem.

Calorias

As calorias estão relacionadas a quantidade de energia disponibilizada pelo consumo de carboidratos, proteínas e gorduras presentes nos alimentos.

Nos rótulos das embalagens dos alimentos, as calorias são expressas em unidades de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). 

A quantidade diária recomendada de calorias para manter a saúde é de aproximadamente 2000 kcal.

Carboidratos

Os carboidratos desempenham um papel fundamental no fornecimento de energia ao corpo, especialmente garantindo o funcionamento adequado do cérebro. 

Então, para um adulto saudável, a recomendação de ingestão diária de carboidratos é de aproximadamente 300g. Se atente a isso na hora de interpretar os rótulos das embalagens dos alimentos.

Proteínas

As proteínas desempenham um papel essencial na síntese de hormônios e no desenvolvimento.

Além disso, são importantes para a manutenção saudável de órgãos vitais, como coração, pulmões e pele.

A ingestão diária recomendada de proteínas para adultos saudáveis é de aproximadamente 75g por dia.

Fibras

As fibras são componentes presentes em frutas, legumes, verduras, leguminosas e cereais. Elas são fundamentais para o funcionamento intestinal. 

A quantidade diária recomendada de ingestão de fibras para adultos saudáveis é de aproximadamente 25g por dia. 

Sódio

Para interpretar os rótulos das embalagens dos alimentos deve-se ainda conferir o sódio. O sódio é um mineral encontrado não apenas no sal de cozinha, mas também pode ser adicionado a uma variedade de alimentos processados e industrializados.

A quantidade diária de sódio não deve ultrapassar 2400 mg, combinado?

Gorduras totais

As gorduras totais englobam todos os tipos de gordura presentes nos alimentos, como gordura trans, saturada e a poli-insaturada. 

Assim, para adultos saudáveis, a recomendação diária de consumo deste nutriente é de aproximadamente 55g.

Como interpretar os rótulos das embalgens dos alimentos? Lista de ingredientes

A lista de ingredientes contém informações sobre os componentes presentes no produto e deve ser organizada em ordem decrescente, ou seja, os ingredientes mais abundantes são listados primeiro, enquanto os de menor quantidade são apresentados no final. 

Ao ler a lista de ingredientes nos rótulos das embalagens dos alimentos, é possível identificar com mais facilidade a presença de aditivos como:

  • Açúcar;
  • Corantes;
  • Conservantes;
  • Adoçantes.

Vale mencionar que o açúcar pode aparecer com nomes diferentes, como suco de fruta concentrado, frutose, xarope de milho e outros.

Aditivos alimentares

Os aditivos alimentares são substâncias adicionadas aos produtos com a finalidade de preservar sua segurança, frescor, sabor, textura ou aparência.

Além disso, eles também estendem o prazo de validade. No entanto, há certas preocupações sobre os possíveis impactos dos aditivos na saúde a longo prazo.

Portanto, na hora de interpretar os rótulos das embalagens dos alimentos, confira a quantidade dos aditivos alimentares, como:

  • Corantes;
  • Edulcorantes;
  • Conservantes.

Dicas para interpretar os rótulos das embalagens dos alimentos e fazer boas escolhas

Como usar todas essas informações para escolher seus produtos? Abaixo estão algumas dicas;

  • Tipo de conservação – A maioria dos alimentos industrializados requer a adição de conservantes para garantir sua preservação por um período mais longo, tanto nas prateleiras dos mercados quanto nas despensas dos clientes. Assim, se o objetivo é ter uma alimentação saudável, opte por produtos com embalagem a vácuo;
  • Valor energético – nas tabelas de informações nutricionais, juntamente com os valores diários de cada nutriente, também é apresentado o valor energético de uma porção específica do alimento. Essa informação indica a quantidade de calorias que o produto fornecerá ao ser consumido;
  • Percentual de sódio – O sódio desempenha um papel importante como conservante de alimentos e, ao examinar cuidadosamente os rótulos, você notará que muitos produtos disponíveis nos mercados contêm um teor significativo de sal.

Então, percebeu como saber interpretar os rótulos das embalagens dos alimentos pode ser fundamental para uma alimentação mais saudável? 

Dessa forma, é possível evitar produtos que possam causar danos à sua saúde e optar por aqueles que trazem benefícios ao seu bem-estar.

Ler também:

Descubra 8 formas de temperar salada.

Congelar alimentos: Tudo o que você precisa saber!

Descubra dicas e receitas fitness e deixa sua vida com mais vida.

Conheça o Receitas no Prato!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui