Kombucha: Aprenda o que é e como preparar com apenas 4 ingredientes

0
1023

Você já ouviu falar sobre kombucha? Então, hoje vamos contar tudo sobre essa bebida milenar! De origem chinesa, ela tem um sabor agridoce e avinagrado, semelhante ao da sidra.

Por isso, tem ganhado popularidade nos últimos anos entre aqueles que buscam um estilo de vida saudável.

Portanto, descubra do que ela se trata, algumas curiosidades e como preparar. Abaixo explicamos tudo. Acompanhe agora mesmo!

Kombucha

O que é kombucha?

Kombucha é o termo usado para descrever um tipo de chá fermentado que possui propriedades probióticas benéficas para a saúde

Assim, ela é produzida a partir do chá da planta Camellia Sinensis, onde passa por um processo de fermentação conduzido por uma colônia de microrganismos benéficos conhecida como Scoby. 

A palavra “Scoby” significa “Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast”, traduzida para o português como “colônia simbiótica de bactérias e leveduras”. 

Portanto, durante a fermentação, essa colônia se alimenta do açúcar presente no chá, resultando em uma bebida levemente refrescante, com uma leve efervescência e sabor delicioso. 

Desse modo, após a fermentação, o kombucha se transforma em uma bebida rica em probióticos, que são organismos benéficos para a flora intestinal e têm efeitos positivos na saúde, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Então, ele é feito exclusivamente com ingredientes naturais. Logo, esse chá pode apresentar uma ampla variedade de sabores e aromas, que são resultado da combinação de seus ingredientes. 

Portanto, ele pode ser doce, seco, amargo, mais alcoólico ou mais suave, dependendo do processo de preparação que você realizar.

Curiosidades dessa bebida

Existem algumas curiosidades que vale a pena conhecer sobre essa bebida. Veja:

  • Consumo tradicional: Em algumas culturas, como na Rússia, no Leste Europeu e em partes da Ásia, o kombucha é consumido tradicionalmente como uma bebida saudável e revigorante. É comum encontrar pessoas que preparam e consomem kombucha em casa, passando as culturas de geração em geração;
  • Efervescência natural – é natural efervescente devido à produção de dióxido de carbono durante a fermentação. Essa característica é apreciada por muitas pessoas e é uma das razões pelas quais a bebida considerada uma alternativa refrescante às bebidas carbonatadas convencionais;
  • Teor alcóolico baixo – durante o processo de fermentação, o kombucha pode conter uma pequena quantidade de álcool. No entanto, a maioria das marcas comerciais que vendem essa bebida possui um teor alcoólico abaixo de 0,5%, o que é considerado não alcoólico;
  • Variedade de sabores – O kombucha pode ser encontrado em uma ampla variedade de sabores, dependendo dos ingredientes adicionados durante a fase de fermentação secundária. Frutas, ervas, especiarias e sucos são frequentemente utilizados para criar combinações de sabores únicas.

Como preparar o kombucha?

Que preparar o seu kombucha? Veja os ingredientes necessários:

  • 1 Scoby (colônia de bactérias);
  • 1 litro de água;
  • 5g de folhas de chá preto ou verde;
  • 100 ml de kombucha pronta (vem junto com o Scoby).

Modo de preparo

É importante seguir corretamente o processo de preparo do kombucha para garantir que a bebida ofereça todos os benefícios desejados e seja segura para consumo. 

Portanto, siga o passo a passo abaixo: 

  • Ferva água e adicione o chá, tampando a panela e deixando em infusão;
  • Após 5 minutos, coe o líquido usando um filtro de café ou peneira;
  • Adicione açúcar à bebida ainda quente e mexa até dissolver completamente;
  • Após esfriar, transfira o chá, o SCOBY (colônia de microrganismos) e o kombucha para um recipiente de vidro com tampa larga;
  • Então, cubra a boca do recipiente com um guardanapo de papel ou pano de algodão limpo, prendendo-o com um elástico;
  • Deixe a mistura fermentar em temperatura ambiente por uma semana. 

Após uma semana, verifique se o novo SCOBY possui uma aparência saudável, gelatinosa e clara. Em alguns casos, pode parecer um pouco turvo. 

Assim, prove o kombucha para verificar se está pronto. O sabor deve ser levemente ácido, mas ainda levemente adocicado. 

No mais, é importante cuidar do seu SCOBY. A colônia mais recente deve ser reservada para ser usada na próxima preparação do kombucha, enquanto o SCOBY antigo pode ser armazenado em um pouco de chá para ser doado. 

Além disso, a bebida pronta deve ser armazenada na geladeira, em uma garrafa de vidro com tampa, e consumida dentro de uma semana. 

Agora você já tem todas as informações do kombucha e só precisa seguir o passo a passo para prepará-lo. O resultado é delicioso!

Leia também:

Conheça o Receitas no Prato!

Uma seleção de dicas e receitas fitness para trazer equilíbrio para sua vida.

Rótulos das embalagens dos alimentos: Guia descomplicado de como interpretar e ter uma vida equilibrada.

Matcha: Conheça 7 curiosidades desse chá que vem encantando os brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui