Para não solar o bolo: Aprenda 5 dicas fáceis para não errar nunca mais

0
1093

Quer aprender alguns truques para não solar o bolo? Você chegou ao lugar certo, pois aqui reunimos uma série de dicas para você nunca mais passar pela situação desagradável de ter seu bolo solado.

Então, com alguns cuidados simples e fáceis na hora do preparo do bolo, você terá uma massa fofinha e bem deliciosa. Afinal de contas, um bolo bem feito é a pedida certa para uma sobremesa ou lanche, não é mesmo?

Portanto, nunca mais erre na hora de preparar a massa. Veja a seguir algumas dicas para não solar o bolo. Acompanhe abaixo!

Para não solar o bolo

Pré-aqueça o forno 

Para garantir o sucesso da receita, é importante separar previamente o leite, os ovos, a água, a margarina e quaisquer outros ingredientes que serão utilizados no bolo.

Inclusive, é recomendado deixar os ovos atingirem a temperatura ambiente antes de batê-los, assim eles terão um maior volume quando batidos. 

Assim sendo, retire os ingredientes da geladeira alguns minutos antes de iniciar a preparação do bolo. 

Caso contrário, o bolo provavelmente vai solar. Isso porque, quanto mais frios estiverem os ingredientes, mais resistência eles oferecerão ao serem misturados. 

Então, sabendo disso, evite pegar os ingredientes no momento exato de fazer o bolo, combinado?

Para não solar o bolo, use as medidas certas

Sem sombra de dúvidas, é fundamental se atentar a quantidade dos ingredientes para obter uma massa fofinha. 

Então, a dica é utilizar as medidas corretas, que estão sendo indicadas na receita. Afinal de contas, elas não estão ali à toa.

Para tal, vale apostar em xícaras e colheres medidoras. É claro que se você está fazendo um bolo para consumo em casa, não há necessidade de ser muito rígido. 

Todavia, inventar medidas ou fazer substituições é uma das causas mais comuns para o bolo solado.  Por isso, respeite as indicações da receita.

Atenção ao fermento

Verificar a qualidade do fermento é de extrema importância para não solar o bolo e garantir que ele cresça de modo adequado.

Então, primeiramente, é essencial conferir a validade, uma vez que a maioria dos tipos de fermento tem uma vida útil relativamente curta. 

Logo, caso esteja vencido, é provável que não funcione corretamente ou até mesmo não tenha efeito algum. 

Portanto, ao abrir a embalagem do fermento em pó (fermento químico), se atente a ele. O pó deve estar solto, o que indica que está em boas condições para uso. 

Agora se o pó estiver compactado, é recomendado fazer um teste para verificar se ele ainda funciona.

Para isso, coloque uma pequena quantidade do pó em um copo com água em temperatura ambiente. Se houver uma efervescência, semelhante a bolhas, isso significa que ainda pode ser utilizado. 

Temperatura do forno 

Ter atenção à temperatura do forno é essencial para garantir um crescimento perfeito da massa do bolo. 

Logo, é importante ajustar o forno para a temperatura correta. Um forno muito quente fará com que o bolo queime antes de cozinhar completamente.

Por sua vez, um forno muito frio fará com que o bolo demore muito tempo para assar, resultando na perda das preciosas bolhas de ar causadas pela ação do fermento. 

Em geral, a temperatura média de cozimento para bolos é de cerca de 180°C. 

Além disso, recomenda-se pré-aquecer o forno por 10 a 15 minutos para que alcance a temperatura adequada. Isso é fundamental para não solar o bolo.

No mais, evite abrir a porta do forno antes que o bolo esteja completamente assado. 

Isso porque, ao abrir o forno, você fará com que a temperatura interna dele diminua, o que pode levar ao afundamento da massa. Como resultado, o bolo vai solar! 

Unte a forma para não solar o bolo

Há quem acredite que untar a forma é uma bobeira. No entanto, é uma das etapas essenciais para não solar o bolo.

Ao untar a forma com farinha, você evita que a massa grude no fundo. Como consequência, permite que o bolo cresça adequadamente, dentro do recipiente adequado.  

Além disso, untar a forma permite que o bolo seja desenformado com mais facilidade. Aliás, vai aqui outra dica: espere o bolo esfriar para desenformá-lo, combinado?

Agora você já sabe todos os truques para não solar o bolo. Então, siga cada uma das estratégias e garanta uma massa fofinha e deliciosa para o seu bolo!

Leia também:

Conheça o Receitas no Prato!

Dicas e receitas de doces e sobremesas para adoçar a sua vida.

Receita Torta Holandesa: Descubra o passo a passo dessa torta incrível e 3 dicas imperdíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui