Mesa de jantar: 3 dicas de decoração para a mesa de jantar perfeita

0
1120

A mesa de jantar é um dos locais mais importantes da casa, pois é onde a família e os amigos se reúnem para compartilhar momentos especiais e refeições deliciosas. 

Por isso, decorá-la de forma adequada pode fazer toda a diferença na hora de criar uma atmosfera agradável e acolhedora. 

Neste artigo, vamos apresentar três dicas de decoração para a mesa de jantar que vão transformar esse espaço em um local ainda mais convidativo e charmoso.

mesa de jantar

1. Escolha um tema para a decoração da mesa de jantar

A primeira dica para decorar a sua mesa de jantar é escolher um tema para a decoração. Isso pode ser feito de acordo com a ocasião ou com o seu gosto pessoal. 

Por exemplo, se você vai receber amigos para um jantar de Halloween, pode optar por uma decoração temática com abóboras, teias de aranha e velas. 

Já se você prefere uma decoração mais clássica, pode escolher uma mesa com tons neutros, como branco, bege ou cinza, e utilizar elementos como flores, velas e jogos americanos para criar um ambiente elegante e sofisticado.

Outra opção interessante é escolher um tema baseado em uma culinária específica, como a italiana, por exemplo. 

Nesse caso, você pode utilizar louças com estampas que remetam à Itália, como pratos com desenhos de limões ou de vinhos, e até mesmo fazer um cardápio especial com massas, vinhos e sobremesas típicas do país.

2. Invista em cores, texturas e estampas

A segunda dica para decorar a mesa de jantar é investir em cores, texturas e estampas. Isso pode ser feito por meio dos jogos americanos, toalhas de mesa, guardanapos, louças e até mesmo dos arranjos de flores. 

O segredo é escolher itens que tenham uma harmonia entre si e que conversem com o tema escolhido para a decoração.

Por exemplo, se você optou por uma decoração com tons neutros, pode adicionar um toque de cor com um arranjo de flores em tons vibrantes, como vermelho, amarelo ou rosa. 

Já se a sua mesa já é bastante colorida e estampada, é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade de elementos decorativos. 

Nesse caso, é melhor investir em elementos mais discretos, como jogos americanos lisos ou guardanapos em tom neutro. Outra dica importante é utilizar texturas diferentes para criar um efeito visual interessante. 

Por exemplo, você pode combinar uma toalha de mesa com um jogo americano em tecido mais rústico, como o linho, e adicionar pratos em cerâmica para criar um contraste entre elementos mais refinados e outros mais naturais.

3. Crie um centro de mesa impactante

A terceira dica para decorar a mesa de jantar é criar um centro de mesa impactante. O centro de mesa é um dos elementos mais importantes na decoração da mesa, pois é onde os olhos dos convidados se fixarão durante a refeição. 

Por isso, é importante escolher um arranjo que seja bonito, harmonioso e que dialogue com o restante da decoração.

Existem várias maneiras de criar um centro de mesa impactante. Uma opção é utilizar um vaso grande com flores naturais, como rosas, lírios ou orquídeas. 

Essas flores são sofisticadas e elegantes, e podem ser combinadas com folhagens para criar um arranjo mais volumoso e interessante. Outra opção é utilizar velas para criar um clima aconchegante e intimista. 

Você pode escolher velas em diferentes tamanhos e cores, e posicioná-las em candelabros ou em potes de vidro para criar um efeito mais charmoso. Se preferir, pode ainda misturar velas com flores ou elementos naturais, como pedras ou conchas.

Uma terceira opção é utilizar frutas e legumes para criar um centro de mesa mais rústico e descontraído. 

Por exemplo, você pode utilizar um cesto de vime com maçãs, peras e limões para criar um arranjo colorido e perfumado. 

Outra opção é utilizar um prato grande com uvas, figos e queijos para criar um centro de mesa que remeta a uma tábua de queijos.

Dicas extras para decorar a mesa de jantar

Além das três dicas principais, existem outras dicas que podem ajudar a tornar a sua mesa de jantar ainda mais bonita e convidativa. Confira algumas delas:

  • Utilize talheres de qualidade: Talheres de qualidade podem fazer toda a diferença na hora de montar uma mesa bonita e sofisticada. Invista em talheres de inox ou de prata, que são mais duráveis e elegantes.
  • Escolha copos adequados: Os copos também são importantes na hora de montar uma mesa bonita. Escolha copos que sejam adequados para o tipo de bebida que será servida, e que tenham um design bonito e harmonioso.
  • Brinque com as alturas: Use elementos de diferentes alturas na sua mesa, como castiçais, vasos e arranjos florais. Isso ajuda a criar um efeito visual mais interessante e dinâmico.
  • Não exagere nos elementos decorativos: É importante ter cuidado para não exagerar nos elementos decorativos e acabar deixando a mesa poluída visualmente. Escolha alguns elementos chave e os posicione de forma estratégica para criar um efeito bonito e harmonioso.

Conclusão

Decorar a mesa de jantar pode parecer um desafio, mas com essas dicas fica mais fácil criar uma atmosfera agradável e convidativa para receber familiares e amigos. 

Leia também:

Conheça o Receitas no Prato!

Dicas e receitas para você se sentir um verdadeiro chef de cozinha.

Cortar cebola: 5 truques para nunca mais chorar com cebola.

Cozinhar mais rápido: Aprenda 5 dicas para ganhar tempo na cozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui